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Tendências 15 de janeiro 2024

O que o promotor de vendas faz e como ajuda nos negócios?

A principal função de um promotor de vendas é promover a venda dos produtos da marca que ele representa.

Por isso, é tão importante que esse profissional conheça muito bem o comércio, loja ou supermercado em que o produto ficará exposto. Assim, ele consegue definir os locais mais apropriados para expor um produto, por exemplo, na gôndola ou em uma ilha ou pilha.

Uma estratégia utilizada pelo promotor de vendas, especialmente em lançamento de produtos, é a demonstração, caso o funcionamento de um produto precise ser exibido. Para realizar degustações, é imprescindível o uso de luvas, evitando a contaminação do produto.

Na demonstração, o promotor de vendas aumenta a visibilidade da marca e ajuda no convencimento do consumidor, pois sua função é destacar os atributos e benefícios dos produtos.

Em geral, os dias escolhidos para fazer degustação ou demonstração são os de fluxo mais intenso, como os finais de semana.

Aqui, você vai conhecer o trabalho do promotor de vendas:

 

Sumário

  • O que faz um promotor de vendas?
  • Qual é a função do promotor de vendas?
  • Conheça 3 habilidades fundamentais do promotor de vendas

 

O que faz um promotor de vendas?

Esse profissional é o que mantém a gôndola abastecida, organizada e limpa, mas que também cuida do estoque para que não faltem produtos para a reposição.

Ele também promove a venda de mercadorias, mostrando sua função. Para isso, precisa conhecer algumas estratégias para abordar e se aproximar do consumidor.

De forma geral, o promotor de vendas deve falar claramente e mostrar conhecimento, o que ajuda a efetivar as vendas. Ele também deve conversar com o gerente do local e tentar conquistar mais espaço para montar uma pilha ou ilha.

No caso de lançamentos importantes e diferenciados, um espaço muito disputado é a vitrine – área em que os produtos são expostos para a venda e podem ser vistos pelas pessoas nas ruas.

De forma geral, as atribuições de um promotor de vendas são:

  1. Fazer demonstração do produto: o promotor de vendas faz demonstrações rápidas e práticas de um produto para ajudar na divulgação. Em geral, nessas demonstrações ele destaca os benefícios, recursos e qualidades do produto, chamando a atenção do consumidor;
  2. Esclarecer dúvidas: no contato com o consumidor, especialmente quando está no Ponto de Venda, o promotor consegue responder às dúvidas mais comuns e até orientar sobre o produto mais indicado para cada perfil de consumidor;
  3. Controlar os produtos em exposição: cuida para que não faltem produtos nas gôndolas nem no estoque, para que os consumidores possam manusear e comprar. Além disso, cuida para que os produtos estejam organizados com a melhor visibilidade.

 

Qual é a função do promotor de vendas?

A principal função desse profissional é estimular a venda de um produto, por isso ele deve pensar estrategicamente em como expor da melhor forma possível um produto e uma marca.

Cada conquista obtida deve ser registrada e comunicada ao supervisor e também informada no sistema.

Entre suas principais funções do promotor de vendas, estão:

  • Buscar espaços no Ponto de Venda para garantir a boa exposição e visibilidade da marca;
  • Promover a degustação e demonstração com o produto;
  • Estar presente em pontos estratégicos, como quiosques, shoppings, eventos, feiras e supermercados, avaliando os locais onde pode expor a marca e analisando o comportamento de compra das pessoas.

 

Conheça 3 habilidades fundamentais do promotor de vendas

Para realizar bem o seu trabalho, o promotor de vendas deve desenvolver algumas habilidades que vão facilitar o seu dia a dia, como ser um bom orador, ser organizado e proativo.

Conheça 3 dessas habilidades principais:

  • Ser bom comunicador: precisa conhecer o produto e ter bons argumentos de vendas para atrair, conquistar o consumidor e impulsionar a venda;
  • Manter a organização: os produtos que estão expostos devem ficar sempre arrumados nos displays do Ponto de Venda;
  • Ouvir com atenção: bons promotores de venda precisam ser também bons ouvintes para entender os comentários dos consumidores e passar o feedback para a empresa.

O trabalho do promotor de vendas, demonstração, degustação e sampling (distribuição de amostras grátis) são apenas algumas das estratégias que a equipe de Trade Marketing da Top People utiliza para se conectar com o consumidor no Ponto de Venda e aumentar as vendas do seu produto.

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