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Recrutamento e Seleção são partes de um processo com várias etapas que tem como objetivo atrair e reter os melhores talentos em uma empresa.
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com alta procura pelos candidatos mais capacitados, a área de Recursos Humanos precisa se planejar não só para atrair e contratar bons profissionais, mas também para mantê-los motivados e engajados após a contratação.
Para que o trabalho de Recrutamento e Seleção não se perca, as empresas precisam oferecer boas condições de trabalho e perspectiva de crescimento dentro da organização. Isso também ajuda a construir um ambiente corporativo mais saudável, diverso e produtivo.
Aqui, você vai conhecer as diferenças entre esses dois processos e como eles podem contribuir para atrair os melhores e mais engajados profissionais para a sua empresa. Confira:
Sumário
- Qual é a diferença entre Recrutamento e Seleção de pessoas?
- Recrutamento e Seleção: quais são os critérios de cada processo?
- Seleção por Competências: como funciona?
- Conheça as etapas dos processos de Recrutamento e Seleção
Qual é a diferença entre Recrutamento e Seleção de pessoas?
São dois processos distintos que visam identificar e selecionar os candidatos para preencher vagas. Na verdade, eles se complementam, mas cada um tem suas especificidades.
A primeira fase é do Recrutamento e sua meta é chamar a atenção dos candidatos. É um processo inicial para atrair talentos para determinada posição na empresa.
Uma vez atraídos, esses candidatos são encaminhados para a segunda fase: a Seleção. Nela, os critérios tornam-se mais rigorosos para que a empresa, por meio de instrumentos avaliativos, possa selecionar os que realmente vão concorrer à vaga. Seu objetivo é selecionar aqueles que se identificam com a cultura organizacional e estão aptos para exercer o cargo.
Tanto o Recrutamento quanto a Seleção são extremamente importantes porque, dependendo da vaga que será preenchida, os resultados da empresa a médio e longo prazo podem ser comprometidos.
Caso a escolha não seja a mais indicada ou, ao final, o candidato simplesmente opte por outra proposta ou desista por algum motivo, o processo precisa recomeçar, e isso envolve mais tempo e mais investimento de recursos.
Recrutamento e Seleção: quais são os critérios de cada processo?
O Recrutamento deve selecionar candidatos com vivências, experiências e trajetórias variadas, sem restringir por sexo, gênero, origem ou posição social. É isso que vai garantir a criação de um ambiente mais diverso e produtivo na empresa.
Também faz parte do processo de Recrutamento divulgar as vagas nos mais diversos canais para atrair candidatos e, posteriormente, encaminhá-los para a etapa de Seleção.
Na fase de Seleção, os candidatos passam pela avaliação dos currículos e das competências, além dos instrumentos específicos para avaliar suas habilidades e, por fim, entrevistas.
O objetivo aqui é identificar o perfil mais alinhado a determinada vaga, isto é, quais dos candidatos têm as habilidades, conhecimentos e características comportamentais esperadas pelos gestores e pela organização.
Esses processos têm influência direta sobre o desempenho de um setor ou da empresa como um todo, por isso precisam ser conduzidos de forma ética, transparente e mais profissional possível.
Seleção por Competências: como funciona?
Atualmente, a maioria dos gestores sabe que não basta analisar o currículo de um candidato para definir a sua contratação. É cada vez mais importante avaliá-lo de diversas formas, levando em conta suas competências e maturidade.
Por isso, nos últimos anos, surgiu a Seleção por Competências. Esse processo nada mais é do que avaliar habilidades que não estão no currículo do candidato, mas que ajudam a compor perfis procurados pelas empresas.
Esse tipo de seleção avalia o comportamento do candidato diante de determinadas situações para conhecer melhor sua postura, pensamento e decisões.
A Seleção por Competências considera o comportamento do candidato diante dessas situações, mas também busca conhecer suas experiências e vivências ao longo da carreira.
Nesse processo, o recrutador precisa avaliar o potencial do colaborador e procurar conhecer suas opiniões, visão de mundo e anseios futuros.
A ideia é entender hábitos comportamentais que não estão descritos no currículo, mas que fazem parte da personalidade do candidato e podem limitar ou contribuir com seu comportamento na empresa e no desempenho de suas funções.
Conheça as etapas dos processos de Recrutamento e Seleção
Em geral, eles envolvem 5 etapas:
- Definição do perfil: o recrutador deve buscar, junto à área que pediu o Recrutamento e Seleção, o perfil de candidato: formação, habilidades, cursos etc.;
- Avaliação do currículo: o gestor de Recursos Humanos deve avaliar de forma isenta e profissional a formação técnica do candidato e verificar se ela atende aos requisitos exigidos pela função;
- Realizar dinâmicas: a dinâmica simula situações que podem ocorrer na empresa e serve para avaliar competências, como a capacidade de trabalhar em equipe, a atuação sob pressão, a gestão de conflitos, de forma de lidar com desafios e de conduzir a situação. Por exemplo: é um profissional que também dá espaço para os colegas trabalharem ou só ele quer se destacar?
- Novos testes: depois das dinâmicas, novos testes podem ser aplicados para a identificação dos candidatos mais alinhados à vaga para avançar no processo seletivo.
- Entrevistas: essa é a fase em que os candidatos compatíveis com a vaga são encaminhados para conversar com o gestor de RH e também com o gestor de área. Aqui, o objetivo é selecionar quem vai ao encontro da cultura da empresa e está apto para exercer o cargo.
Entendemos que todo esse procedimento é complexo para o candidato, por isso, nós, da Top People, deixamos claras todas as etapas do processo seletivo e informamos o tempo estimado para a conclusão, diminuindo assim a ansiedade desse momento.
Todos os candidatos não aprovados recebem uma mensagem de agradecimento, pois nós valorizamos nosso tempo juntos.
Aprimoramos continuamente nossos processos, colocando a humanização das relações como pilar fundamental. Esse compromisso inicia-se no primeiro contato com um potencial candidato e se estende ao longo de toda a trajetória profissional do colaborador na Top People.
Abriu vaga? A Top People conta com um Banco de Talentos atualizado diariamente, com mais de 50 mil candidatos espalhados por todo o Brasil. Por isso, encontramos o profissional alinhado à sua vaga no menor tempo, qualquer que seja o setor ou segmento da sua empresa.
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