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Sem categoria 1 de outubro 2025

O varejo e a explosão da inteligência artificial nas estratégias de negócio

A inteligência artificial se tornou uma aliada estratégica no varejo, especialmente em áreas como supply chain, gestão de estoque, planejamento logístico e distribuição. Em 2025, a adoção dessa ferramenta deixou de ser concentrada apenas em grandes redes e chegou também a pequenos e médios varejistas.

A expectativa é que, em 5 anos, as IAs sejam cerca de 100 mil vezes mais potentes do que o que conhecemos hoje. Consegue imaginar o que ela será capaz de fazer?

Mas, adotar o uso dessa ferramenta sem estratégia pode significar desperdício de tempo, risco de exposição de dados e frustração com resultados, e muitos ainda não têm conhecimento da capacidade de processamento dessa tecnologia

Gratuita ou paga: entendendo as diferenças

Ao optar por uma solução de inteligência artificial, é preciso pesar restrições, custos e garantias. As versões gratuitas permitem testar recursos como geração de texto, criação de imagens, automação de fluxos e análise de dados sem investimento inicial. Em contrapartida, elas podem limitar cotas de uso, ter velocidades reduzidas em horários de pico, não oferecer SLAs (Service Level Agreements, ou acordos formais de nível de serviço) ou suporte dedicado e manter políticas de privacidade menos transparentes.

as plataformas pagas liberam acesso aos modelos mais avançados, aumentam limites de tokens e de geração, garantem estabilidade de performance, integrações corporativas (APIs, Slack, ERP, CRM) e atendimento técnico formalizado. Segundo a Central do Varejo, 58,33% das empresas já adotam soluções pagas, 54,17% investem até R$ 2.000 mensais e 90,28% delas se declaram satisfeitas com os resultados.

Apesar do avanço, um obstáculo à adoção de IA no varejo é a falta de conhecimento, citada por 69,66% dos executivos. Infraestrutura insuficiente (21,35%), dúvidas sobre ROI (17,98%) e preocupações com segurança (14,61%) e privacidade (11,24%) também freiam o avanço.

Revisar saídas antes de publicar, definir política interna de uso de IA, treinar equipes para reconhecer limitações e auditar periodicamente os resultados são etapas importantes para que o uso da ferramenta seja feito com segurança.

 

Inteligência artificial generativa no varejo

A IA convencional é baseada em aprendizado supervisionado e reconhecimento de padrões pré-estabelecidos, necessita de dados estruturados e humanos definindo regras de entrada e saída, e aponta padrões. Por sua vez, a IA generativa cria novos conteúdos a partir de grandes volumes de dados, seja um conteúdo de campanha, imagens, música, vídeos, descritivo de produto personalizado, uma previsão de demanda mais precisa ou até mesmo cenários simulados para orientar o planejamento.

Ao longo de 2025, apenas 14% dos varejistas já exploram esse potencial, mas 60% planejam adotar a tecnologia nos próximos meses, pois a IA generativa é como um parceiro estratégico que antecipa comportamentos de compra e ajuda a tomar decisões rápidas e inteligentes.

Do insight à gôndola: o papel da Top People

No varejo, nenhum insight tem valor se não for bem executado. A inteligência artificial potencializa resultados, mas não substitui o olhar estratégico e a atuação dos profissionais no PDV. É na combinação entre tecnologia e execução que surgem ganhos reais: menos rupturas, mais visibilidade de produto e decisões mais ágeis e acertadas.

O verdadeiro valor da IA não está em parecer inovador, mas em gerar resultados concretos, mensuráveis e sustentáveis, do planejamento à execução.

Com modelos de reposição exclusivos e compartilhados, a Top People garante que cada produto esteja estrategicamente posicionado, monitorado e disponível, criando experiências positivas e fortalecendo marcas.

A atuação vai além da exposição:

  • Incremento de vendas com foco em sell-in e sell-out;
  • Reposição contínua e manutenção de estoque com equipe especializada;
  • Coleta de dados e controle em tempo real via sistema PDV Info;
  • Relatórios visuais e acompanhamento via WhatsApp para decisões ágeis;
  • Coordenação interna com suporte a planogramas, materiais promocionais e análise da concorrência.

Quando a estratégia exige contato direto com o consumidor, a Top People entrega com excelência: demonstração, sampling, degustação, recepção em eventos e promotores treinados para gerar conexão real com o público.

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