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O trabalho do repositor é abastecer os Pontos de Venda com os produtos, com organização e limpeza, para que o consumidor encontre tudo de que precisa com facilidade.
Imagine o supermercado como um grande espaço em que os itens devem ser organizados pelo repositor de forma estratégica para despertar e prender a atenção do consumidor.
Existem vários espaços estratégicos em um supermercado, a exemplo do Ponto Natural. Esse é o local onde o produto é sempre colocado, e os consumidores sabem que vão encontrá-lo exatamente ali.
O repositor também pode utilizar a gôndola – conjunto de prateleiras em que os itens são expostos – ou a ponta de gôndola, que é a extremidade das gôndolas, espaço considerado nobre porque dá destaque ao produto e aumenta suas vendas.
Outro espaço muito valorizado é o ponto extra, um local no qual a marca é exposta além da gôndola, como ocorre na pilha e na ilha.
No caso da pilha, o repositor agrupa os produtos em locais de grande circulação de pessoas. Já na ilha os produtos ficam no centro e o consumidor consegue acessar por todos os lados.
Para usar esses espaços, em geral o repositor segue um planograma – que representa um desenho, feito pela equipe de marketing ou trade marketing, que mostra o espaçamento e a posição que são ocupados por um produto em uma prateleira.
Além disso, outra regra básica seguida pelo repositor é arrumar os produtos de acordo com o critério PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), ou seja: produtos que chegaram primeiro são expostos na frente para serem comercializados logo, evitando que passem muito tempo na gôndola e atinjam a data de validade.
Veja a seguir mais detalhes sobre o trabalho tão importante do repositor:
Sumário
- O que faz um repositor?
- Descrição das atribuições do repositor
- Qual é a importância do repositor no Ponto de Venda?
O que faz um repositor?
A primeira ação do repositor antes de começar a sua jornada de trabalho é vestir os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas, botas e cinto de proteção.
Também é fundamental que o repositor conheça o local de trabalho e perceba em quais espaços ele pode colocar seu produto para que seja facilmente encontrado pelo cliente. Uma gôndola vazia e desorganizada, por exemplo, faz qualquer um desistir da compra.
Ao chegar no local de trabalho, é importante que o repositor visite a gôndola, verifique se os preços estão bem visíveis e se há necessidade de buscar mais itens no estoque – que deve ser mantido organizado para facilitar a localização dos produtos.
O conceito PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) também vale para a gôndola. Portanto, os produtos que estão próximos do vencimento devem ficar na frente.
Descrição das atribuições do repositor
O repositor tem um papel estratégico na conquista de novos espaços em uma loja ou supermercado, pois é ele quem irá argumentar com o gerente para tentar conseguir pontos extras para seus produtos.
Ele é estimulado a pensar em estratégias para liquidar os produtos sem giro de vendas. Nessa conversa, o repositor pode sugerir usar pontas de gôndola, montar ilhas ou mesmo pilhas com promoções que despertem a atenção e o interesse do cliente. Assim, ele conseguirá passar à frente dos concorrentes e gerar um maior fluxo de vendas.
O repositor também sempre deve reportar o seu trabalho ao supervisor, mostrando o que está sendo feito. É importante registrar tudo tirando fotos antes e depois de organizar as gôndolas.
O repositor deve colocar no aplicativo as informações pertinentes ao produto, por exemplo, no segmento de perecíveis, a data da validade, a quantidade de estoque e avarias em cada loja.
Vale também registrar os pontos extras conseguidos, pois isso demonstra que o repositor está trabalhando para valorizar o produto da marca que ele representa.
Qual é a importância do repositor no Ponto de Venda?
O repositor é fundamental para o Ponto de Venda: é ele quem mantém a organização e garante a presença dos produtos e da marca que representa.
Não há nada mais desagradável para um consumidor do que chegar a um supermercado, loja ou comércio e não encontrar o produto que deseja porque o repositor não fez o seu trabalho.
É aí que ocorre a ruptura de vendas – quando o produto está no estoque, mas falta no Ponto de Venda. Essa pode ser a forma mais fácil de perder um consumidor, pois ele pode escolher outro item e acabar trocando a marca por uma opção mais fácil de encontrar ou até mais econômica.
Nesse caso, o prejuízo também é do lojista que perde uma venda, deixa o consumidor insatisfeito e ainda fica com a reputação de uma loja que não se preocupa com a boa reposição dos produtos.
Portanto, o trabalho do repositor é de zelar pela imagem da marca e dos produtos que representa, ajudando a mantê-los bem organizados e à disposição dos clientes.
O trabalho do repositor é apenas uma das estratégias que a equipe de Trade Marketing da Top People utiliza para despertar a atenção do consumidor no Ponto de Venda e aumentar a visibilidade e as vendas do seu produto.
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